Departamentos: Ministério de Intercessão | Ministério Apostólico Koinonia



    Você Está Aqui  l   Home » Departamentos » Ministério de Intercessão
l
l
l

Ministério de Intercessão



Ministério de Intercessão

Alencar Cardoso

O SIGNIFICADO DA INTERCESSÃO 

 O apóstolo Paulo declarou que interceder é uma prática que deve ocupar o primeiro lugar em importância na vida e da igreja. Ele falou: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens”.
Não há registro de Jesus ter ensinado os seus discípulos a pregar, a adorar, mas os ensinou a orar. 

 

O QUE É INTERCESSÃO
INTERCEDER significa literalmente “mediar”, significa fazer mediação.
Interceder é você se colocar no lugar do outro e pleitear, defender a causa dele.
O intercessor levanta as mãos para Deus e diz: “Senhor, eu me coloco diante do Senhor para lutar em favor do meu irmão. Eu apresento a minha vida, a minha fé, a minha insistência como um argumento para que o Senhor abençoe a ele”.

Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra briga com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante. 

 

DEUS PROCURA INTERCESSORES
Os intercessores são, muitas vezes, tudo o que Deus precisa para ser movido a abençoar uma pessoa.
Deus é Amor, mas ao mesmo tempo é Santo e Justo; por isso, tem que punir o pecado, tem que condenar o pecado; mas, ainda assim, Deus espera para ter misericórdia. 

 

O MAIOR DE TODOS OS INTERCESSORES: JESUS
Jesus foi e continua sendo o maior de todos os intercessores. Ele se apresentou diante do Pai, em nosso lugar, e fez isto não apenas com palavras e orações, mas com o próprio sangue.
Jesus, enquanto estava vivendo na terra, praticou muita oração, especialmente intercessão.
Na Bíblia, nós encontramos Jesus, por exemplo, chorando sobre Jerusalém. Em Lc 19.41 lemos isto: “Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela”.
Em Jo 17, lemos de Jesus intercedendo intensamente pelos discípulos que haveriam de passar por muita tribulação.
Mas o ponto alto da intercessão de Jesus teve lugar na cruz, quando Ele, literalmente, ofereceu a Sua vida em favor da nossa; e até hoje, Jesus continua no ministério de intercessão
Em Hb 7.24-25: “...visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. 25 Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles”.
Falando profeticamente, Isaías anunciou: “ele derramou sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu” (Is 53.12).
Com Jesus, aprendemos algumas verdades muito importantes sobre o Ministério de Intercessão.
Jesus é o nosso principal modelo em tudo... no que diz respeito ao Ministério da Intercessão, a vida de Jesus nos ensina vários princípios: 

 

A INTERCESSÃO REQUER UM ENVOLVIMENTO DE CORAÇÃO
Jesus não se apresentava friamente diante de Deus para pedir por outros. Ele envolvia o coração nisso.
Em Jo 11.35-36, nós lemos de Jesus derramando lágrimas pelos que sofrem, está escrito: “Jesus chorou. 36 Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava!”" 
Em Mc 8.2, Jesus foi movido de íntima compaixão pela multidão; lemos isto: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer”

 

A INTERCESSÃO PROFUNDA EXIGE SENSIBILIDADE À VOZ DE DEUS
Muitas vezes, para um intercessão profunda, precisamos conhecer a intimidade de Deus.
Quando Jesus alertou a Pedro sobre as lutas que ele teria que passar, Suas palavras foram Lc 22.31-32: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. 32 Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.
Note que Jesus havia recebido uma revelação do Pai, ficou sabendo o que estava para acontecer e já havia orado por Pedro.
Essa qualidade é muito importante na vida de um intercessor: ele precisa estar em sintonia com o Espírito Santo... muitas vezes o intercessor vai orar antes que os fatos aconteçam, e com sua oração, evitará tragédias e conquistará bênçãos!
Então, o intercessor precisa ser sensível à voz de Deus.
Você deve se preparar para ouvir a voz de Deus... todos os crentes querem ouvir a voz de Deus, mas Deus não vai falar mais alto que a televisão, Deus não vai falar mais alto que as suas músicas.
Você precisa ter ouvidos para ouvir o que o Espírito diz à Igreja... seja sensível à voz de Deus! 


 
A INTERCESSÃO DEVE SER UM ESTILO DE VIDA
Em Hb 2.17, Jesus é apresentado como nosso Sumo Sacerdote: “...sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus”

Isto significa que, como Sacerdote, Jesus permanece diante do Pai em intercessão por nós.
Isto é muito significativo porque, nós também somos designados como sacerdotes em 1Pe 2.9, lemos que somos “sacerdócio real” – ou seja, todo crente tem uma responsabilidade sacerdotal.




Voltar